Paraná oferece cursos técnicos gratuitos para desempregados

Na segunda semana de maio de 2012, foi lançado pela Secretária do Trabalho do Paraná em parceria com o Fórum Nacional de Secretarias do Trabalho (Fonset), um projeto que oferece cursos técnicos para desempregados que estiveram no seguro-desemprego três vezes ou mais, nos últimos 10 anos.

O projeto tem inicio na capital paranaense e regiões metropolitanas e entrará de pouco a pouco por todo o estado paranaense. Quando o trabalhador der entrada no seguro-desemprego, o sistema indicará se ele preenche os requisitos para participar do programa.

 O programa funcionará da seguinte forma, na entrada do pedido do seguro, o atendente indicará cursos relacionadas a área de atuação do desempregado, ou até novas áreas. De acordo com o caso, o atendente poderá indicar uma oficina, na própria Agência do Trabalhador, antes do curso de 160 horas, previsto no Pronatec.
Confira um dos casos encontrados: Um torneiro mecânico, que trabalhou por 25 anos na mesma empresa, foi demitido porque não sabia operar os novos tornos eletromecânicos. Como os equipamentos informatizados tomaram conta das grandes empresas, ele teve dificuldade em conseguir nova colocação no mercado de trabalho. A solução foi fazer um curso de reciclagem e capacitação para que sua experiência fosse valorizada.