Cursos gratuitos Pronatec 2022 para Mato Grosso do Sul

O Senac do estado do Mato Grosso de Sul, em parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, estão oferecendo centenas de vagas de cursos gratuitos Pronatec 2022 para jovens e adultos de diversas cidades do estado.

As oportunidades são destinadas para as pessoas que moram nas seguintes cidades do sul-mato-grossense: Aparecida do Taboado, Corumbá, Ivinhema, Maracaju, Naviraí, Rio Verde de Mato Grosso, Sidrolândia e Sonora.

Se você vive em alguma das cidades citadas acima ou em outras que fazem parte da região das mesmas, pode enviar a sua inscrição gratuitamente para uma das vagas.

Os cursos disponíveis são destinados para as áreas da saúde, educação, computação, bem-estar, culinária, tecnologia, gestões e muitas outras.

cursos gratuitos Pronatec vagas abertas

Pronatec do Mato Grosso do Sul oferece vagas gratuitas para jovens e adultos.

Como se inscrever para o Pronatec do Mato Grosso do Sul?

As inscrições apenas poderão ser realizadas através da internet, acessando o endereço: http://www.ms.senac.br/. Na página, o candidato poderá conhecer um pouco mais sobre a instituição e os cursos oferecidos.

Atualmente, o período de inscrições acontece duas vezes ano ano, a primeira entre novembro e dezembro, e a segunda entre maio e junho.  Todavia, nada impede você de acessar o link regularmente para saber se ficaram vagas remanescentes e outras novidades do edital.

Como funciona o chamamento dos candidatos

Diferente do que acontece com programas similares, como o do Programa Senac de gratuidade, a seleção dos candidatos para os cursos gratuitos do Pronatec MS  não é realizada através de provas objetivas ou ordem de inscrição, mas sim através da nota base do Enem do ano anterior.

Sabendo desse critério, caso você não tenha realizado as provas do Enem do ano anterior, automaticamente você terá sua inscrição jogada para o final da fila, mas não será eliminado.

Outro critério que merece destaque é que os alunos que sempre estudaram em escolas públicas terão prioridade na lista de chamadas. Dessa forma, se você é um aluno que cursou escola pública e ainda fez o Enem do ano passado, seu nome ficará no topo da lista.

ordem de matricula cursos gratuitos Pronatec MS

Não fiz Enem e nem estudei em escola pública

Como mencionado dois parágrafos acima, mesmo que você não tenho realizado a prova do Enem, ainda poderá conquistar uma das vagas. No entanto, apenas as vagas que não forem preenchidas pelos alunos que cumpriram os requisitos anteriores.

Sobre as chamadas: O chamamento é realizado duas vezes. Caso o aluno perca a primeira chance de se inscrever, ele ainda terá uma segunda e última chamada para realizar a inscrição.

Após a chamada do candidato, esse terá apenas dois dias para realizar a sua matricula no curso escolhido. Caso contrário, esse será desclassificado.

Cursos disponíveis para o Pronatec MS

A lista de cursos oferecidos pelo Pronatec em parceria com o Senac MS é gigantesca. Com oportunidades para a área da beleza, saúde, culinária, tecnologia, educação, cursos técnicos e assim por diante.

Se você tem interesse em culinária, cursos como: Cozinheiro, pizzaiolo, salgadeira, confeiteira, preparo de tortas, sanduíche Gourmet são algumas das opções.

Na área da tecnologia, o interessado pode se inscrever em Técnico em Informático, técnico em redes de computadores, dentre outros.

Para maiores informações procure uma das unidades do Senac Mato Grosso do sul mais próxima a sua residência para esclarecimento das dúvidas.

Outros cursos gratuitos

Além dos cursos técnicos gratuitos MS, você pode se inscrever em centenas de oportunidades gratuitamente. Para isso, basta colocar o nosso site em seus favoritos e acompanhar diariamente as nossas atualizações.

Por exemplo, o Senac MS abriu vagas para o curso de Pizzaiolo, o Senai abre mais de 2000 vagas gratuitas e assim por diante.