Cursos gratuitos para deficientes físicos no Pronatec

O Pronatec, programa de incentivo ao estudo do Governo Federal, é uma das principais portas para quem deseja realizar um curso de qualidade em instituições renomadas, como o Senac, Senai, dentre outros. Além disso, muitas dessas vagas de cursos gratuitos são destinados a deficientes físicos.

Pensando na inclusão de todos os brasileiros no mercado de trabalho, o Pronatec tem alguns critérios na hora de aceitar os alunos, que são: vagas disponíveis para pessoas de baixa renda familiar, pessoas que atualmente estão desempregadas, pessoas que participam de programas sociais, como o Bolsa Família e vagas para deficientes físicos.

Neste texto, iremos falar especificamente sobre as vagas de cursos grátis para deficientes físicos oferecidas pelo Pronatec. As oportunidades são destinadas para todo  o Brasil.

Vagas de cursos para deficientes físicos no Pronatec de graça

Vagas para deficientes fisicos atraves do pronatec

O Pronatec garante que todos os brasileiros tenham chances de conquistar vagas de cursos gratuitas.

O candidato que tem alguma deficiência física entra nos critérios de vagas prioritárias do Pronatec. Sabendo disso, é preciso que o candidato informe a sua deficiência na hora de se inscrever para um dos cursos oferecidos. Caso a opção não seja selecionada, o candidato estará concorrendo uma das vagas normais dos cursos do Pronatec.

Apesar das vagas dos cursos para deficientes físicos gratuitas serem prioritárias, isso não quer dizer que o candidato garante a sua vaga no ato da inscrição. Isso acontece porque o candidato vai concorrer com outras pessoas que marcarem a mesma condição. Dessa forma, haverá outros critérios para serem avaliados.

Como se inscrever para o Pronatec?

As inscrições para uma vaga de deficiente físico do Pronatec devem ser feitas diretamente através da internet, no site do Pronatec: http://portal.mec.gov.br/pronatec.

  • Após acessar o endereço acima, o interessado deverá selecionar se deseja se inscrever para os cursos técnicos ou cursos de qualificação profissional;
  • Em seguida, o candidato deverá checar se o curso desejado está disponível para a região pretendida. Caso não esteja, o mesmo poderá selecionar a região e ver quais são os cursos disponíveis no momento;
  • O próximo passo é realizar a inscrição preenchendo o formulário disponível. Nessa etapa, será preciso colocar suas informações pessoais, informações de endereço, informar que é deficiente físico, dentre outros dados.

Moradores do estado do Mato Grosso do sul podem aproveitar as vagas gratuitas do Pronatec MS.

Quais os cursos disponíveis para deficientes físicos?

pronatec tem vagas de cursos gratuitos para deficientes fisicos

A grande maioria dos cursos tem vagas destinadas para pessoas que tem alguma deficiência física. Desse modo, fazer um curso de cabeleireiro no Pronatec, por exemplo, é uma das opções disponíveis.

Os candidatos podem optar por se inscreverem em vagas de cursos técnicos, voltados para as áreas da:

  • Culinária;
  • Tecnologia;
  • Administração;
  • Beleza;
  • Dentre outras disponíveis.

Sabendo que o Pronatec tem parcerias com algumas das melhores instituições de ensino do Brasil, você também encontrará os melhores cursos gratuitos reconhecidos pelo MEC.

Como informado anteriormente, basta que o candidato entre no site do Pronatec, selecione sua região e veja quais são os cursos disponíveis naquele momento. Além dos cursos técnicos, caso o candidato também tenha interesse em realizar um curso livre, esse pode concorrer uma das vagas do Programa Senac de Gratuidade.

Qual a formação necessária para se inscrever?

Existem duas modalidades de cursos oferecidas pelo Pronatec. No caso dos cursos FIC (Formação Inicial e Continuada), há opções de cursos a partir do nível fundamental incompleto. Essa modalidade tem uma duração média de 3 a 5 meses.

Por outro lado, os cursos técnicos exigem que o candidato esteja cursando o Ensino Médio.

Ainda tem dúvidas?

Todas as dúvidas sobre as vagas do Pronatec destinadas aos portadores de deficiência física poderão ser esclarecidas diretamente pelos funcionários do Pronatec, através do telefone de contato: 0800 61 61 61, Opção 5.