Cursos e inscrições para o PRONATEC RS 2019

O PRONATEC, principal programa de incentivo a educação do Governo Federal para pessoas que atualmente estão desempregadas ou não possuem condições para pagarem um curso qualificatório para o mercado de trabalho, está com as inscrições abertas para os interessados que moram no estado do Rio Grande do Sul. As oportunidades valem para todo o ano de 2019.

As oportunidades estão disponíveis para a capital Porto Alegre, região metropolitana e outras regiões do estado. Para ter certeza quanto as vagas, o interessado deverá seguir as instruções dessa página.

Como se inscrever para os cursos?

Pronatec abre inscrições 2016 para o Rio Grande do Sul.

Pronatec abre inscrições 2019 para o Rio Grande do Sul.

Dentre os principais requisitos para se inscrever para uma das vagas do Pronatec RS, estão: o candidato precisa ser estudante do ensino médio ou estar atualmente desempregado. Tendo atendido a esses requisitos, o interessado tem duas opções para realizar a sua inscrição. A primeira delas é acessando o site do Pronatec, através do endereço: https://pronatec.mec.gov.br/. A segunda opção é m pouco mais trabalhosa, o interessado deverá procurar uma das instituições que tem parceria com o programa. O Senai e o Senac sempre tem parcerias com o Pronatec, mas é preciso buscar maiores informações no site do programa do governo.

No ato da inscrição: O candidato precisará apresentar os seguintes documentos: Documento de identidade, CPF, cartão do Bolsa Família (Se possuir), comprovante de residência e o número do NIS (Esse pode ser encontrado na carteira de trabalho).

Dúvidas mais frequentes

Posso me inscrever para mais de um curso?

Cada candidato pode se inscrever para apenas um curso, desse modo, o candidato deve prestar atenção na hora de escolher um curso para não acabar se arrependendo depois e perdendo a sua vaga.

Quais cidades disponibilizarão cursos do Pronatec?

Atualmente todas as regiões do estado estão sendo atendidas pelo programa, mas os moradores de cidades do interior precisam buscar as cidades maiores para poderem frequentar um dos cursos do Pronatec.

Para maiores informações o candidato deve procurar o seguinte endereço: Rua Bento Gonçalves, 1253 – Caxias do Sul – RS,  no horário das 8:00 às 19:00 horas. Também é possível entrar em contato com o Pronatec através do site: spp.mec.gov.br.