Curso de tapeçaria gratuito: Como se tornar um tapeceiro

O curso de tapeçaria gratuito é destinado tanto para pessoas que querem começar na área quanto para pessoas que já tem certa experiencia com tapeçaria, mas deseja aprofundar seus conhecimentos e ainda receber um certificado de conclusão de curso com validade em todo o Brasil. Porém em alguns casos, o interessado quer apenas fazer trabalhos de tapeçaria como um hobby, temos dicas para você também.

Sobre o curso de tapeceiro: No curso, o aluno aprenderá a manusear as principais maquinas da área, aprenderá a fazer reparos e criar peças a partir do zero usando o material adequado. O trabalho pode ser feito utilizando couro e materiais similares para trocar o estofamento de carro e outros, fazer a manutenção de sofás com panos diversos, além de muitas outras ferramentas.

Aprender técnicas de tapeçaria é fácil e pode ser feita com sites que você acessa no dia a dia.

Onde fazer o curso de tapeceiro profissional?

Curso de tapeceiro do Via rápida: O curso é destinado por duas grandes instituições. Quem mora no estado de São Paulo pode realizar o curso gratuitamente através do programa Via Rápida, lançado pelo Governo do estado. As inscrições devem ser feitas através do site: https://www.viarapida.sp.gov.br.

Veja também: Curso de Marcenaria gratuito – Se torne um marceneiro.

Sobre as inscrições: É importante destacar que por ser um curso gratuito e mantido pelo estado, existem muitas regras na hora da convocação e uma pequena hierarquia na hora do chamamento, que envole: Candidato desempregado, mais velhos, com menor escolaridade e assim por diante. Após o preenchimento de todas as vagas com os critérios listados, as vagas restantes serão destinadas aos demais candidatos.

Curso de tapeceiro do Senai: O Senai é uma das grandes instituições de ensino que oferece o curso de tapeceiro para todo o Brasil, mas não é gratuito. O curso custa em média R$1200,00, valor que pode ser parcelado conforme as necessidades do aluno.

Para se inscrever o candidato deverá entrar em contato com a unidade do Senai em que deseja estudar e se informar sobre as novas turmas. O curso geralmente tem uma carga horária de 160 horas e é bastante completo, com aulas teóricas e práticas.

Curso de tapeceiro como hobby

Claro que é o título é bem questionável, pois tentar aprender alguma coisa por conta também pode levar alguém a ser profissional, mas nesse caso, é hobby porque não oferece certificados aos alunos.

Curso de tapeceiro no Youtube: No Youtube é possível encontrar centenas de canais que falam sobre técnicas de tapeçaria para iniciantes. A maioria dos vídeos mostra quais as ferramentas e materiais usar e claro, um passo a passo de como criar tal item. Veja na pesquisa: https://www.youtube.com/results?search_query=curso+de+tapeceiro.

Grupos no Facebook: O site mais visitado do Brasil também pode se tornar uma excelente ferramenta de estudos para quem esta começando com tapeçaria. A dica aqui é procurar por grupos e paginas de tapeçaria no Facebook e começar a segui-las.

Nesses canais, você pode mandar suas dúvidas para outros membros do grupo esclarecerem, além de sempre receber novidades e idéias de outros membros.

Espero que esse texto tenha ajudado você.