Curso de Instrutor de autoescola reconhecido pelo Detran

O curso de instrutor de autoescola é necessário para pessoas que querem trabalhar como professores em uma unidade de ensino de transito. No entanto, você precisa tomar cuidado para não se inscrever em um curso que não é reconhecido pelo Detran.

Para facilitar a sua vida, nós preparamos um conteúdo completo sobre como se inscrever, quanto ganha um instrutor de autoescola e quais as instituições de ensino que são válidas e reconhecidos pelos órgãos de trânsito brasileiro.

instrutor de transito auto escola vagas

O que você aprende no curso de instrutor para auto escola?

Um bom curso de instrutor de trânsito deve contém aulas de português, material sobre leis de trânsito, direção defensiva, noções de primeiros socorros e medicina de tráfego e proteção e respeito ao meio ambiente e de convívio social no trânsito, aulas focadas em segurança no trânsito, os fundamentos básicos para resolver problemas simples de mecânica, como direcionar os aprendizes na direção de veículos com duas ou quatro rodas (motor e carros pequenos), além de como monitorar o aprendizado dos alunos.

O que é preciso para se inscrever?

De acordo com o site do Detran MG, o interessado apenas pode se inscrever para se tornar um professor de carro ou motor no autoescola, quanto cumpre os requisitos:

  • O candidato é maior de 21 anos;
  • Ter ensino médio completo. Se ainda não completou, procure um supletivo a distância;
  • Ter CNH a pelo menos dois anos;
  • Receber certificação psicológica para fins pedagógicos;

Você cumpre com todos os requisitos acima? Ótimo, você está apto a fazer a sua inscrição.

Onde fazer um curso de instrutor de autoescola?

Fazendo uma breve pesquisa na internet é possível encontrar diversos sites que oferecem o curso de instrutor de autoescola gratuito ou pago. Entretanto, nem todos são recomendados. Confira abaixo nossas recomendações:

CenterC – Uma escola profissionalizante com foco no ensino para futuros instrutores. Atualmente a escola oferece vagas para as cidades de Belo Horizonte, Curitiba, Duque de Caxias e Patos de Minas. A carga horária é de 180 horas, com uma atualização de outras 20 horas.

Telefone para contato: 31 3261 2057

ITT – Com vagas disponíveis para os estados do Paraná e Piauí, o curso de instrutor de transito do ITT é reconhecido e pode ser feito em módulos separados. Ou seja, se você já tem um curso não terminado, nessa instituição é possível fazer o que falta e receber a certificação. No ato da digitação deste conteúdo, o valor do investimento é de R$1610,00 para a versão completa.

Telefone para contato: 0800 590 1125

Quanto tempo demora para conclusão?

O curso de professor de autoescola tem uma duração média de 180 horas, mas pode variar de escola para escola. Além disso, módulos a parte tem uma duração média de 20 horas.

Quanto custa se tornar um instrutor de autoescola?

valor do curso de instrutor de transito

valor do curso de instrutor de transito

O candidato vai investir pelo menos R$1500,00 para receber o certificado de conclusão de curso. No entanto, esse valor é apenas uma média, podendo ser menor ou bem maior, dependendo da popularidade da instituição de ensino escolhida.

Outros cursos do Detran

Com o intuito de melhorar a direção e o conhecimento dos brasileiros, o Detran sempre oferece cursos a população em geral, como é o caso do curso de mecânica para mulheres e o curso de reciclagem Detran.

Dúvidas adicionais

Ficou com dúvidas sobre o curso escolhido, se ele é real ou não? Nesse caso, entre em contato com o Detran ou Ciretran de sua cidade ou região e peça informações sobre a validade dessa escola.

Em caso de dúvidas sobre como se inscrever, qual é a carga horário, qual o valor do investimento, dentre outras informações relacionados ao curso especifico, entre em contato diretamente com a escola escolhida.

Por fim, não encontramos nenhum curso de instrutor de trânsito gratuito para autoescola. Se esse for o seu caso, faça uma boa pesquisa antes de enviar seus dados pessoais.