Curso de pintor gratuito com certificado Senai e Via rápida

A Via rápida do estado de São Paulo, em parceria com instituições de ensino, como o Senac e o Senai, estão oferecendo o curso de pintor gratuito. Nesta postagem, falaremos também sobre o curso oferecido exclusivamente pelo Senai, sem intermediação do Via rápida.

O curso de pintor de casas gratuito do Senai vale muito a pena e garante um certificado válido em todo o Brasil. As inscrições podem ser realizadas através da internet ou diretamente em uma das unidades espalhadas pelo território nacional.

No caso do curso do Via rápida, as inscrições estão disponíveis em Araras, Bauru, Campinas, Cruzeiro, Pindamonhangaba o São José do Rio Preto.

Curso de pintor de casas gratuito Via rapida

Curso de pintor de casas gratuito Via rapida

O que posso fazer com o curso de pintor grátis?

Com um certificado de conclusão de curso de pintor do Via Rápida emprego ou do Senai, o aluno será capaz de fazer os mais diversos tipos de pinturas residenciais, utilizando pincéis, rolos, pistolas, como lixar paredes corretamente, como fazer texturas, quais os itens de segurança que devem ser utilizados, como manter a área de pintura limpa e muito mais.

Além disso, o aluno não ficará somente na teoria, mas terá que aplicar tudo o que aprendeu em construções reais. Dessa forma, o aprendizado será muito mais rápido e eficaz.

Inscrições curso de pintor de casas gratuito Via rápida

Para se inscrever o candidato precisa ter idade igual ou superior a 16 anos, morar em qualquer uma das cidades do estado de São Paulo e ter cursando pelo menos a 4º série antiga (atualmente 5º ano) do ensino fundamental.

Tendo os requisitos necessários, o interessado pode se dirigir até uma das unidades que possui a Via Rápida instalada e solicitar a inscrição gratuita, outra forma de se inscrever gratuitamente para o curso de pintor é através da internet no site oficial do programa, no link: viarapida.sp.gov.br.

O que acontece se eu me inscrever em um curso com muitos concorrentes?

É bastante comum que o limite de vagas seja menor que o número de inscritos. Caso o fato venha a acontecer, o programa Via rápida já tem um projeto preparado.

Se o curso de pintor ultrapassar o número de vagas disponíveis, o regulamento do programa dará preferência aos candidatos mais necessitados, na seguinte ordem:

  • Desempregado;
  • Candidatos com maior idade;
  • Candidatos com menor escolaridade;
  • Mulheres arrimo de família;
  • Candidatos com maiores encargos familiares.

Esse tipo de critério é bem comum em programas de vagas gratuitas, como nos cursos do Programa Senac de Gratuidade, por exemplo.

Sobre o curso de pintor do Senai

Senai oferece curso gratuito de pintor para construção civil

A pintura é uma das partes mais importes de uma obra, pois é através dela que a construção se destacará. Sabendo disso, muitas pessoas começam a sua construção ou reforma e logo pensam em um bom pintor para fazer o acabamento final e deixar o seu projeto do jeito que imaginaram. Tendo um curso de pintor gratuito do Senai no currículo, garante maiores chances de contratação.

Um bom curso de pintor é aquele que ensina os alunos a usar os pincéis corretamente, lixar as paredes com movimentos simples e eficazes, gastar o menos de material possível, aprender a fazer texturas diversas, como pintar com a pistola, como não sujar o local, dentre outras técnicas que todo bom pintor deve saber.

As orientações citadas acima e muitas outras estão disponíveis no Senai. As oportunidades são voltadas para diversos estados brasileiros. Além do mais, a instituição também tem vagas abertas para o curso de pedreiro gratuito.

No Brasil várias instituições de ensino oferecem o curso gratuitamente, mas infelizmente é preciso passar em um processo seletivo para conquistar uma das vagas. Quem deseja fazer o curso diretamente precisa pagar por ele.

CURSO DE PINTOR GRATUITO DO SENAI

O Senai sempre vem abrindo turmas para o curso de pintor gratuito em diversos municípios brasileiros. As vezes o curso é realizado em parceria com o Pronatec ou parcerias com as prefeituras.

Para fazer a inscrição ou saber um pouco mais sobre o curso o interessado deverá acessar o Senai do seu estado, por exemplo, quem mora no Paraná deve acessar: www.pr.senai.br, já quem mora em São Paulo deve acessar www.SP.senai.br.

Note que a única diferente entre o site do Paraná e de São Paulo é a sigla PR e SP, mude de acordo com o estado que você mora e pronto.

Caso preferir, você pode se dirigir até uma das unidades do Senac mais próximas a seu endereço e solicitar informações e até mesmo fazer a sua inscrição gratuita.

Outras informações

Para obter maiores informações acesse o site oficial do Via Rápida, através do endereço: viarapida.sp.gov.br. Outra forma de se inscrever é indo até uma das unidades móveis do programa.