Como se cadastrar na Plataforma Freire? Passo a passo

A Plataforma Freire é um programa desenvolvido pelo Governo Federal e destinado a pessoas que querem se capacitar para a profissão de professor. Por mais que as pessoas pensem que sair da faculdade já garante um aprendizado atualizado, fazer cursos e participar de plataformas com frequência garantirá um conteúdo atualizado da profissão. Com o intuito de ajudar professores, elaboramos esse passo a passo de como se cadastrar na Plataforma Freire.

O que fazer na Plataforma Freire?

Talvez você tenha chegado até aqui sem saber muito bem para que serve a Plataforma Freire. Na verdade, o programa foi lançado pelo Ministério da Educação, com o objetivo de dar o pontapé inicial para pessoas que querem trabalhar como professores da rede pública, desde o fundamental até o ensino superior.

Além disso, na Plataforma Freire os professores poderão fazer o envio e atualizações em seus currículos, selecionar quais licenciaturas desejam cursar, além de sempre trazer novidades relacionadas a educação.

Cadastro na plataforma freire

Ministério da Educação lança plataforma Freire para professores.

Já pensou em mostrar qual a profissão perfeita para os seus alunos? Acesse Teste vocacional gratuito.

Como se cadastrar na plataforma Freire?

  • As inscrições deverão ser feitas somente através da internet, utilizando o site oficial do programa, através do endereço: https://freire.capes.gov.br/;
  • Depois de acessar o site, clique na primeira opção disponível “Primeiro acesso a plataforma Freire”. Na página seguinte, informe o número do seu CPF e o código de verificação. Depois disso, basta continuar todo o cadastro;
  • O próximo passo é enviar uma foto e o currículo para o site;
  • Depois, selecione qual a área e o curso que mais lhe agrada e envie uma pré-inscrição.

Depois de fazer o envio da sua inscrição, na verdade uma pré-inscrição, a secretária da educação de sua cidade irá conferir todas as informações enviadas e decidir se irá aprovar o seu cadastro ou não. Caso o mesmo seja aprovado, você será informado via e-mail. Outra forma de acompanhar a inscrição é acessando a Plataforma Freire com o seu número de CPF e a senha criada.