Boleto Fies | Como emitir 2° via da fatura atualizada

Perder o prazo para pagamento do boleto Fies é colocar em risco a tão sonhada formação em um curso superior. No entanto, nós do Iquerocursos sabemos que imprevistos podem acontecer e nesta postagem você aprenderá como emitir uma via atualizada da fatura do Fies.

O boleto do benefício sempre deve chegar com pelo menos 10 dias de antecedência na casa do beneficiário. Todavia, existe a possibilidade de fazer a impressão do mesmo no site da Caixa ou Banco do Brasil.

Boleto-fies-em-atraso

Boleto FIES não chegou no meu endereço

Conforme indicado na introdução, o prazo para recebimento do Boleto Fies atualizada é de 10 dias antes da data do vencimento. Caso o prazo tenha estourado, você deve acessar o site da CEF para fazer a impressão do boleto.

Atualmente, as faturas do Fies são emitidas pelos bancos do Brasil e Caixa Econômica. Dessa forma, quando identificar uma correspondência desses emissores, fique atento que pode ser o seu boleto atrasado Fies.

Passo a passo para emitir 2º via do boleto FIES no site CEF

Sabendo da possibilidade de perda ou extravio do boleto Fies, a Caixa Econômica federal permite fazer a emissão da segunda via pela internet. Para isso, você precisa ter o número do seu CPF, data de nascimento e o código verificador.

Lembrando que mesmo que você não tenha recebido a fatura pelos Correios, você precisa efetuar o pagamento para evitar juros e multas no financiamento do FIES.

Passo a passo:

  • Primeiramente, acesse o site da CEF, no endereço;
  • Em seguida, informe o número do seu CPF;
  • Agora, informe a sua data de nascimento;
  • O passo final é informar o código de verificação e clicar em “Iniciar operação”;

informar-dados-para-emitir-boleto-do-fies

Seguindo o procedimento acima, você já terá a 2° via do boleto atrasado FIES atualizado.

Quando ao pagamento do boleto, você pode optar por utilizar o código de barras e fazer o pagamento pelo internet banking, ou fazer a impressão e pagar em qualquer instituição bancária até a data de vencimento.

Mesmo sendo um serviço disponível pela internet, a impressão da fatura FIES é limitada de segunda a sexta, das 9 às 19 horas.

Onde posso pagar o boleto FIES?

Após atualizar a data do boleto Fies, o aluno pode fazer o pagamento do boleto em qualquer instituição financeira que aceite boletos até a nova data de nascimento, incluindo: bancos, lotéricas, farmácias e etc.

Caso você tenha acesso a sua conta bancária através do computador ou celular, o pagamento pode ser realizado utilizando o código de barras gerado no serviço de atualização de boletos Caixa.

Atualização do boleto Fies Atrasado

Para atualizar o boleto atrasado do Fies pelo site da Caixa é bem simples.

  • Primeiramente, acesse o link oficial;
  • Em seguida, após clicar no link indicado, selecione a opção que corresponde a “Boleto Fies”. Nessa guia você consegue baixar os boletos em dia e fazer a atualização das faturas vencidas;
  • O passo seguinte é informar a sua senha cadastrada, juntamente com o número do seu CPF. Se for o seu primeiro acesso, crie uma nova senha. Por fim, selecione o boleto que deseja atualizar e gere uma nova data para pagamento.

atualizar-o-boleto-do-financiamento-FIES

Quanto ao pagamento do boleto, esse pode ser pago de duas formas diferentes, através de uma instituição bancária conveniada ou pelo app do seu banco.

Caso for fazer a impressão do boleto, lembre-se de fazer o pagamento até as 16 horas, de segunda a sexta. No entanto, esse prazo é aumentado até as 22 horas, no caso de pagamento pelo app ou site do banco.

Boleto FIES vencido – Quais as consequências?

Assim como acontece com outras dívidas, se o seu boleto Fies estiver vencido, você precisará pagar multas e juros para ficar em dia com o financiamento estudantil.

Essa correção é feita de forma automática na hora da atualização do boleto FIES. Conforme já foi explicado neste texto, a guia atualizada pode ser solicitada através do site da Caixa, Banco do Brasil e diretamente em uma agência CEF.

Quanto ao valor máximo de multa e juros cobrado em uma parcela do FIES, esse não pode ultrapassar R$50,00 ao dia.

Por esse motivo, fique atento ao site da sua instituição credora para não acabar caindo nos juros e multas do Fies.

Dúvidas adicionais?

Ligue para o serviço de atendimento ao consumidor da CEF para saber mais sobre o seu financiamento FIES, através do telefone 0800 729 0722.